A paz amado (a)!
I PEDRO 1
Ação de graças pela esperança da salvação
3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
Pedro, refere-se ao nosso renascimento ou o nosso nascer de novo, através do sacrifício de CRISTO, quando O aceitamos como SENHOR e SALVADOR das nossas vidas, o que nos dá certeza da Salvação e vida eterna.
4 Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós,
Aqui relata as características do REINO DE DEUS, a nossa herança, um lugar sem dor, sem sofrimento, sem pecado, sem violência, sem ingratidão, com amor, fé e esperança é o que nos aguarda.
5 Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo.
Pela fé em JESUS e em nossa salvação, somos protegidos por DEUS e nos mantemos longe do pecado, da corrupção do mundo, não fazendo o bem por princípios ou tendências mundanas, mas por amor a CRISTO.
A virtude de DEUS é o amor, é fazer boas obras, porém não para me salvar ou para apagar meus erros, mas sim por amor a CRISTO, boas obras fruto do nosso testemunho cristão para que mais pessoas alcancem a graça da Salvação Eterna.
6 Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações,
Aqui Pedro ressalva que estamos no mundo por um tempo, onde pagamos um preço pequeno se comparado ao que nos aguarda no REINO DE DEUS.
7 Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;
O apostolo Pedro, nos ensina que a fé é mais preciosa que ouro e como o ouro é nossa fé, purificada no fogo, porém nisso se ache louvor e adoração para com DEUS, jamais reclamação ou murmuração da parte do verdadeiro cristão, agindo como CRISTO, que sem reclamar cumpriu SEU papel, o maior ato de adoração a DEUS.
8 Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso;
DEUS considera maior a fé dos atuais cristãos do que daqueles que viram e tocaram em JESUS.
9 Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
10 Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada,
Assim permanecendo em CRISTO com está fé, alcançarmos a Salvação da nossa alma, o que é tratado na BÍBLIA do começo ao fim, sendo a maior bênção que um ser humano pode receber de DEUS, estar com ELE para sempre.
11 Indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir, e a glória que se lhes havia de seguir.
Temos aqui o ESPÍRITO SANTO sendo chamado de ESPÍRITO DE CRISTO, que estava nos profetas do VELHO TESTAMENTO, os quais falavam da vinda, sofrimento e glória de CRISTO, concretizada e descrita no NOVO TESTAMENTO.
12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.
Neste versículo Pedro explica a validade da BÍBLIA toda, a sua veracidade, a sua autenticidade, é a averbação do VELHO TESTAMENTO, através do NOVO TESTAMENTO.
Pedro diz que os profetas do VELHO TESTAMENTO, foram inspirados pelo ESPÍRITO SANTO para escrevê-LO, sabendo-se que o ESPIRITO SANTO, no ANTIGO TESTAMENTO seria enviado ao homem esporadicamente, para se cumprir a vontade de DEUS, diferentemente após a vinda de JESUS, NOVO TESTAMENTO, que o ESPIRITO SANTO é enviado a todos que creem que JESUS é seu único SENHOR e SALVADOR, único que é digno de que dobremos nossos joelhos, esses que assim creem, todos absolutamente todos, recebem o ESPÍRITO DE DEUS.
Exortação à santidade
13 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;
Devemos em tudo caminhar totalmente na dependência de DEUS, aguardando nos SEUS recursos, os quais são infindáveis e desfrutando-os pela fé, que é a moeda corrente do REINO DE DEUS.
14 Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;
Há vários chavões ou ensinamentos os quais não devemos concordar, “DEUS está em todo lugar”, claro ELE é onipresente, porém não esta em todas as religiões.
Se ELE mesmo fala sobre alguns desvios praticados, como ELE teria parte nisso.
I CORÍNTIOS 6
9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas,
10 nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
11 E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.
12 Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
São vários os textos bíblicos que falam sobre pecados, este, porém dá a fórmula para nos livrar de todos e sermos salvos, tudo num mesmo contexto.
No vers. 11 de I Co 6, se formos lavados, santificados, pelo nome de JESUS, e pela presença do ESPÍRITO SANTO, somos santos perante DEUS, esta é a única idolatria aceita por DEUS, idolatrar o DEUS TODO PODEROSO, acima de tudo.
"Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra." (Êxodo 20:4)
Ordem expressa de DEUS, nenhuma imagem, nem de animais ou de seres humanos, nem de E. T. imagem de nada, nenhuma imagem, isto inclui a imagem de CRISTO também, pois no vers. 8 de I Pe 1, nos diz que somos mais valiosos pela nossa fé em não ter visto ou tocado em CRISTO, isto inclui a sua imagem.
Cremos, ou temos fé que, JESUS habita em nosso coração e que o SANTO ESPÍRITO nos guia, fim de papo, essa graça me basta.
15 Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
16 Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
Quem me chamou para esta caminhada foi JESUS, portanto o alvo é ser como ELE, santo, não sendo exaltado, não sendo idolatrado, mas cumprindo apenas uma que obrigação do cristão, ser santo, buscar santidade.
17 E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,
A palavra “temor”, (sentimento de respeito ou reverência: viver no temor de Deus), usada por muitas vezes na BÍBLIA, ANTIGO e NOVO TESTAMENTO, sempre é simplesmente relacionada a medo, um dos seus sinônimos, porém possui outros como: reverencia, respeito, que é o que Pedro coloca, para nós alcançarmos a graça da Salvação, enquanto estamos na Terra.
18 Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
19 Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,
Aqui trata do resgate que foi pago pela minha e pela tua vida, que não foi um resgate pago com bens perenes, mas foi pago com o SANGUE DE JESUS, que nos resgatou da nossa vida vã, inclusive ensinada por nossos pais, por tradição.
20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;
JESUS MARAVILHOS, PRINCIPE DA PAZ, REI dos reis, o unigênito do PAI, que passou a primogênito, para que eu e você fizéssemos parte da família de DEUS.
21 E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus;
22 Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;
Novamente a obra de CRISTO, que nos purificou nos colocando um ESPÍRITO de obediência para com a BÍBLIA e amor fraterno, sem o qual não conseguiríamos obedecer aos dois maiores mandamentos de JESUS.
MATEUS 22
36 Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38 Este é o primeiro e grande mandamento.
39 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Eis aqui se cumprindo a lei, oU melhor os 10 mandamentos do ANTIGO TESTAMENTO.
23 Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.
24 Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor;
25 Mas a palavra do SENHOR permanece para sempre. E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
1.25 A PALAVRA DO SENHOR PERMANECE PARA SEMPRE. A citação que Pedro faz de Is 40.8 indica que toda glória e realizações humanas, tais como a cultura, a ciência, a filosofia estão em constante mudança (cf. Sl 90.5-10; Tg 4.13-17), mas a Palavra de Deus permanece para sempre. Por isso, todos os projetos humanos e o pensamento do mundo atual precisam ser sempre julgados pela Bíblia, ao invés de a Bíblia ser julgada por eles. Aqueles que torcem a Palavra de Deus para conformá-la às tendências intelectuais e débeis padrões da sua geração, estão traindo a "palavra de Deus, viva e que permanece para sempre" (v. 23).
0 comentários:
Postar um comentário