GÊNESIS 31
1 ENTÃO ouvia as palavras dos filhos de Labão, que diziam: Jacó tem tomado tudo o que era de nosso pai, e do que era de nosso pai fez ele toda esta glória.
2 Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente.
3 E disse o SENHOR a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.
4 Então mandou Jacó chamar a Raquel e a Lia ao campo, para junto do seu rebanho,
5 E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo;
6 E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai;
7 Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.
8 Quando ele dizia assim: Os salpicados serão o teu salário; então todos os rebanhos davam salpicados. E quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu salário, então todos os rebanhos davam listrados.
9 Assim Deus tirou o gado de vosso pai, e deu-o a mim.
10 E sucedeu que, ao tempo em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos, e eis que os bodes, que cobriam as ovelhas, eram listrados, salpicados e malhados.
11 E disse-me o anjo de Deus em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui.
12 E disse ele: Levanta agora os teus olhos e vê todos os bodes que cobrem o rebanho, que são listrados, salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Labão te fez.
A paz amado (a)!
A história de Jacó é extensa demais, mas resumindo, Jacó foi fugido para a casa de Labão, seu tio e chegando lá se apaixona por Raquel uma de suas filhas, e trabalha sete anos graciosamente para obter a mão da moça.
Mas é enganado e deita-se com a irmã mais velha, após o banquete nupcial. Sendo enganado vai reclamar seus direitos com Labão, o qual propõe novo acordo de mais sete anos de trabalho e terá Raquel logo após o prazo nupcial. Assim sucedeu.
Bem após então sete mais sete, ou seja, quatorze anos, Labão agradando-se do que Jaco havia feito em seu rebanho, faz um novo acordo com Jacó, o qual fora mudado dez vezes o formato de pagamento pelo trabalho de Jacó, que consistia o pagamento através de indivíduos do rebanho com determinadas características, vezes malhadas, pintadas, listradas, ovelhas e cabritos segue.
Após DEUS sempre prosperar a Jacó mesmo com as mudanças feitas é que segue a passagem acima.
Notem que DEUS sempre foi com Jacó e Labão, evidenciou isso nos 14 anos de trabalhos graciosos.
Mas DEUS dava a medida que Jacó aprendia e como aprendia, com muita luta e sofrimento, formas que DEUS usa para nos ensinar, quebrantar nosso coração para a grande bênção.
Bem DEUS tem o melhor se ler toda a vida de Jacó, depois até seu nome é mudado para Israel e uma grande nação se faz através dele que nem era o primogênito.
Pense nisso, DEUS tem o melhor para você, basta crer!
"Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto." (Jeremias 17:8)
0 comentários:
Postar um comentário