LEVÍTICO 26
1 NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
2 Guardareis os meus sábados, e reverenciareis o meu santuário. Eu sou o SENHOR.
3 Se andardes nos meus estatutos, e guardardes os meus mandamentos, e os cumprirdes,
4 Então eu vos darei as chuvas a seu tempo; e a terra dará a sua colheita, e a árvore do campo dará o seu fruto;
5 E a debulha se vos chegará à vindima, e a vindima se chegará à sementeira; e comereis o vosso pão a fartar, e habitareis seguros na vossa terra.
6 Também darei paz na terra, e dormireis seguros, e não haverá quem vos espante; e farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada.
7 E perseguireis os vossos inimigos, e cairão à espada diante de vós.
8 Cinco de vós perseguirão a um cento deles, e cem de vós perseguirão a dez mil; e os vossos inimigos cairão à espada diante de vós.
9 E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco.
10 E comereis da colheita velha, há muito tempo guardada, e tirareis fora a velha por causa da nova.
11 E porei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará.
12 E andarei no meio de vós, e eu vos serei por Deus, e vós me sereis por povo.
13 Eu sou o SENHOR vosso Deus, que vos tirei da terra dos egípcios, para que não fôsseis seus escravos; e quebrei os timões do vosso jugo, e vos fiz andar eretos.
14 Mas, se não me ouvirdes, e não cumprirdes todos estes mandamentos,
15 E se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se enfadar dos meus juízos, não cumprindo todos os meus mandamentos, para invalidar a minha aliança,
16 Então eu também vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que consumam os olhos e atormentem a alma; e semeareis em vão a vossa semente, pois os vossos inimigos a comerão.
17 E porei a minha face contra vós, e sereis feridos diante de vossos inimigos; e os que vos odeiam, de vós se assenhorearão, e fugireis, sem ninguém vos perseguir.
BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL
26.14 SE ME NÃO OUVIRDES. O cap. 26 revela a compaixão, o pesar e o sentimento de Deus, ao deplorar o fato de que, possivelmente, teria de castigar o povo que Ele redimira. Se aquele povo com ingratidão total rejeitasse o seu amor e não quisesse aceitá-lo como o seu Deus, Ele não teria como deixar de castigá-lo com aflições e calamidades. As promessas e as advertências do Senhor nesse sentido brotaram das profundezas do seu amor, com o intenso desejo que o seu povo escolhido nunca viesse a necessitar de tal disciplina (ler também Dt 28-30).
26.17 POREI A MINHA FACE CONTRA VÓS. A maior tragédia do pecado, da rebelião e da desobediência a Deus é que Ele pode pôr a sua face contra nós, i.e., retirar de nós a sua presença e solicitude, a sua graça e força. Em lugar disso, enfrentaremos seu juízo direto, bem como todos os problemas e perigos da vida, sem a sua proteção e direção. O preço de rejeitar a Deus e a seus justos padrões é muito alto. Estar na sua vontade, na sua presença e sob seu cuidado é a maior bênção da vida (vv. 3-13).
A paz amado (a)!
Muitos que se dizem acreditar em CRISTO convencionam para seu próprio deleite que DEUS é apenas bom, que DEUS essencialmente amor, que DEUS é incapaz de corrigir ou ferir, um ser humano.
"Porque o nosso Deus é um fogo consumidor." (Hebreus 12 : 29)
Não entendem e não acreditam, na onipotência de DEUS, que ELE pode todas as coisas principalmente corrigir os caminhos da criação, porém muitos não entendem e perecem.
Retiram-se as laranjas podres do saco, para que as demais não apodreçam, também.
DEUS é onipotente se creio nisso, entendo que é a maior potencia, não existe força maior que DEUS, a partir daí entendo também que DEUS pode todas as coisas, absolutamente todas as coisas, quer enxerguemos boas ou ruins, mesmo assim jamais saberemos o propósito final de DEUS sem ELE ter concluído.
Entrar na esquerda de DEUS pode ser fatal , porém antes de ser fatal, DEUS nos alertará, corrigirá, haverá sofrimento e dor, para que através da dor, da falta de esperança, venhamos a buscar refúgio NAQUELE que pode todas as coisas, o DEUS ALTÍSSIMO, a nossa esperança viva.
Em não havendo resultado, DEUS por fim deixará que sua criatura determine seu fim, sendo consumida dentro da sua estultícia, da sua tolice, da sua falta de sabedoria.
Muitos que falam que acreditam em CRISTO rejeitam os ensinamentos do VELHO TESTAMENTO e seguem numa convenção equivocada de que DEUS é apenas amor, que tudo é lícito, que temos além do direito a obrigação de sermos felizes, etc., e demais prazeres, apenas satisfazendo-se em tudo na carne.
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre." (Salmos 111:10)
"O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1:7)
"O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência." (Provérbios 9:10)
Porque encontramos no VELHO TESTAMENTO, os versículos acima com as palavras: princípio da sabedoria ou conhecimento?
O que significa princípio?
Princípio pode ser entendido como aquilo que vem antes, começo, nascedouro. Por outro lado, pode ser entendido como os valores mais caros e inarredáveis de determinada pessoa. No linguajar popular é comum ser dito: fulano é uma pessoa de princípios! Este simples adjetivo dirigido a alguém significa que determinada pessoa possui atributos morais e éticos que pautam a sua conduta como ser humano. Como se fossem linhas mestras, dentro das quais, alguém se move. Já aquela pessoa qualificada como - sem princípios – significa o mesmo que sem escrúpulos, ávida por locupletar-se a qualquer custo e por qualquer meio.
É o início, começo do relacionamento com DEUS, quando conseguimos entender SUA onipotência.
O povo que vivia na época do VELHO TESTAMENTO, não possuía a graça da presença de DEUS, como temos agora, a constância com o amigo ESPÍRITO SANTO DE DEUS, por esse motivo o temor era necessário.
Portanto se não por amor a DEUS comece a agradá-Lo por temor, porque nosso DEUS é um fogo consumidor, sem amor e sem temor de DEUS, serás consumido.
Quando o coração de um ser humano é duro, igual àqueles corações do povo do VELHO TESTAMENTO, se não consegue agradar a DEUS, por amor, comesse pelo temor que o amor por DEUS floresça e frutifique em sua vida.
Concluindo!
Temer não fazer algo, para não sofrer as consequências, como por exemplo, não furar um sinal de trânsito para não ser multado, ou bater o carro e ter um prejuízo, é um princípio de sabedoria que lhe trará benefícios, porém também lhe trará algum desconforto, pois não está fazendo por amor e sempre terá aquele pensamento que poderia ter furado o sinal, não veio carro nenhum, tô perdendo tempo, gastando combustível aqui parado, que sinaleiro demorado, entre outros pensamentos e sentimentos que lhe atormentam.
De outra maneira a mesma ação feita, por amor a DEUS e aos seus semelhantes, que poderiam ser atingidos pelo seu veículo se você quebra essa regra ou mandamento do transito, além de multas e prejuízos, mas tudo evitado por amor a DEUS, sem nenhum outro sentimento além de uma satisfação indescritível em estar agradando ao PAIZINHO QUERIDO.
0 comentários:
Postar um comentário